História da Cidade

No ano de 1949, o Sr. Manoel Francisco Leite (Conhecido como Badio), procedente da região do Rio do Peixe, Município de Anápolis, adquiriu as terras onde foi levantado seu patrimônio. Em 1951, o Sr. Manoel Francisco Leite, construiu o primeiro rancho (com o nome de fazenda Jenipapo), tendo iniciado o patrimônio em 1952, promovendo o loteamento (invasão) doando estes terrenos para pessoas que chegaram a região para trabalharem na lavoura. O patrimônio foi vendido em 1954 aos senhores Sebastião Pedro da Silva e Pedro Rodrigues Frois. A transação mais antiga que se tem registro de Alto Horizonte, foi lavrada no dia 10 de janeiro de 1954, no cartório do 1º ofício da cidade de Uruaçu.

Mais tarde foi erguida a primeira capela de Pau-a-Pique, em homenagem a São Sebastião, sendo a primeira missa celebrada pelo padre Valentin. Criou-se então a primeira escola do município, visando o estudo dos filhos dos primeiros colonos do local tendo o primeiro professor, Sr. Vicente de Araújo. O povoado passou a se chamar CHAPADA GRANDE, crescendo rapidamente com a chegada de várias famílias vindas do Nordeste e Minas Gerais, somando-se aos primeiros goianos, dando impulso ao crescimento da principal economia do povoado: a agricultura e criação de gado.

Situado em terras de posição geográfica privilegiadas, a configuração da topografia do terreno alto, porem plano, e provida de uma hidrografia que tornavam as terras férteis, configurava – se uma região apta para a agricultura e pecuária. De acordo com José Fortini Filho, o serviço de topografia da sede do município (ruas, avenidas, praças, áreas de lazer, escolas) foi realizado pelos senhores Sebastião Pedro Silva e Pedro Rodrigues Frois. A emancipação política se deu graças a união das autoridades políticas e sociedade local.

Nesse contexto deve-se ressaltar o então vereador Emivaldo Sebastião Borges, que entrou com um requerimento pedindo a separação da então “Chapada Grande” do município de Mara Rosa, ou seja, criando o distrito de Alto Horizonte. O requerimento foi aprovado e sancionado pelo chefe do Executivo de Mara Rosa. Com essa medida, o povoado foi elevado a Distrito, a partir do dia 16 de janeiro de 1991. O Decreto Estadual que criou esse município já prescrevia a realização das primeiras eleições de prefeito e vereador para o pleito eleitoral de 1992, com posse dos eleitos em 1º de janeiro de 1993, expirando em1996.

Créditos: Secretaria de Comunicação - Alto Horizonte